quinta-feira, 27 de maio de 2010

Backup automático das configurações do ISA Server

Uma forma de efetuar um backup das configurações do ISA Server é através do console de gerenciamento. Pode clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do servidor e escolher a opção Back Up... no menu.
O problema deste método e o fato de exigir que o administrador realize o processo, manualmente, toda vez que alguma alteração for efetuada em alguma configuração. A rotina diária com vários problemas acaba fazendo-nos esquecer de realizar tais tarefas.
Assim, para evitar problemas futuros, podemos automatizar este processo. Vamos lá!
Lembrando que este procedimento foi efetuado na versão 2004 do software. Creio que na versão 2006 também funcione. No ISA 2000 o arquivo de backup gerado possui outro formato. Desta forma, este procedimento não se aplica.
Na mídia do ISA Server, no diretório sdk\samples\Admin há um script chamado ImportExport.vbs. Automatização consistem em criar uma tarefa agendada no Windows que o executa.
Assim, após copiá-lo para algum diretório do servidor, basta criar uma nova tarefa agendada, acessando o Painel de controle (Control Panel) > Tarefas agendadas (Scheduled Tasks). Na segunda tela do assistente de criação da tarefa, deve-se selecionar o programa wscript.exe situado no diretório C:\WINDOWS\System32. Após definir o agendamento desejado, deve-se inserir uma conta de usuário com privilégios administrativos no ISA Server. Na tela final, deve-se marcar a opção para exibir as propriedades avançadas.
Na aba Tarefa (Task) a linha Executar (Run) deve ser alterada. Supomos que o arquivo ImportExport.vbs foi copiado para o diretório raiz do disco C:. Assim, ela precisar ficar da seguinte forma:

C:\WINDOWS\system32\wscript.exe C:\ImportExport.vbs //B e "Caminho onde o arquivo de backup será salvo"

A opção //B informa ao wscript que suprimir os erros a serem exibidos e ignorar qualquer pergunta. Isso é necessário pois a tarefa agendada não é executada de modo interativo. A letra e indica que deve ser efetuada a opção de exportação das configurações. 
Será gerado um arquivo no formato xml e o caminho pode ser um drive local ou um compartilhamento remoto. Lembrando que ele deve possui o nome do arquivo a ser gerado com a extensão xml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário